Existem diversas licenças Creative Commons, desde as mais abertas até as mais restritivas. Nós recomendamos que seja utilizada aquela que mais favorece a formação de uma Cultura Livre, que é a licença Creative Commons de atribuição (CC BY). Por exemplo, quando ela esta sendo utilizada em nossos conteúdos, estamos dando permissão para que você distribua, remixe, adapte e faça uso comercial, contanto que a atribuição seja dada ao nome do autor.
Compartilhamos os nossos conhecimentos desta maneira, pois acreditamos que o acesso à educação é um direito de todos. Temos como base esse princípio: de graça compartilhamos aquilo que de graça recebemos.
Entenda nestes dois vídeos a seguir qual é a diferença entre as licenças padrão Copyright e as licenças abertasCreative Commons, também como podem ser aplicadas.
A licença aberta Creative Commons de atribuição CC BY comunica que outras pessoas podem livremente remixar uma obra e fazer a divulgação da mesma. Por exemplo, imagine que um jovem compositor estava se sentido solitário, escreveu um poema com uma licença aberta CC BY e a postou numa rede social. Uma criança encontrou-a alguns meses depois, inventando para ela uma melodia e mostrou para o seu avô, que é um produtor musical aposentado. Este senhor encontrou uma oportunidade terapêutica para usar seu tempo disponível para criar uns arranjos e divulgar a música de seu neto. Um estudante de cinema descobriu a música nas plataformas de streaming e criou um videoclipe para realizar o seu trabalho de fim de curso. Um youtuber mundialmente conhecido encontrou esse conteúdo, divulgou o videoclipe para milhões de pessoas. Depois disso tudo, novos produtores musicais independentes criaram paródias ou suas próprias versões.
Considere as inúmeras possibilidades de como todo esse ciclo poderia se repetir envolvendo outras pessoas ou até mesmo aquelas que participaram do primeiro ciclo de produção artística deste conteúdo. Perceba como as licenças fechadas Copyright teriam burocratizado a agilidade necessária para atender à demanda de criatividade desta geração de nativos digitais.
É nesse sentido que as licenças abertas contribuem para retirar os travamentos do fluxo contínuo de produção artística, não só permitindo a evolução da qualidade de uma obra, como também favorecendo o processo educacional de aprender a fazer fazendo, que nesse caso foi aprender a produzir música fazendo música.
Esse exemplo foi inspirado no conceito de software livre, no qual pode-se citar o sistema operacional Linux, criado a partir do compartilhamento de conhecimentos da sua comunidade de desenvolvedores. Foi a partir deses códigos abertos de programação do Linux que surgiram diversas inovações tecnológicas gratuitas e acessíveis para todas as pessoas, como exemplo o sistema operacional Android.
Esse processo também se aplica à produção de materiais didáticos, por exemplo para atender à necessidade das famílias carentes que se desinstitucionalizaram das escolas tradicionais e aderiam às redes de educação domiciliar. Assim como existe o suporte técnico na produção de software livre, os produtores de conteúdo que defendem essa educação emancipatória garantem o uso gratuito de suas produções que possuem licenças abertas, por outro lado também possibilitam que eles mesmos ou qualquer outro tenha a liberdade de comercializar os serviços prestados.
Como exemplo de uma aplicação prática, poderia ser como fazemos neste site. A rede Dispensados dos Apriscos produz conteúdos digitais educacionais para serem acessados gratuitamente e permite que uma editora ou organização sem fins lucrativos possa usar o formato digital, imprimindo e até vendendo as obras que estão sob licença CC BY. O acesso digital é gratuito, mas a aquisição do material impresso pode ter ou não algum custo agregado. As licenças abertas permitem também que escolas públicas, escolas particulares ou tutores autônomos utilizem este material gratuitamente para prestarem seus serviços educacionais.
Compreenda como aplicar as diversas modalidades de licenças abertas nesta cartilha a seguir produzida pela Creative CommonsBrasil. Ao final deste material você encontra também os links para acessar diversos repositórios de conteúdos com licenças Creative Commons.
CartilhaCCBrasil.pdf
Para um maior aprofundamento das licenças abertas, leia este livro em inglês produzido pela Creative Commons, que mostra com detalhes a diferença entre a licença padrão Copyright e a licença aberta Creative Commons. Também mais detalhes sobre a sua aplicação na produção de conteúdo.