Você tem corrido para preparar o almoço e assim ter mais tempo de sobra para educar as crianças? Já pensou em integrar as duas coisas? Convide os seus filhos para participarem da cozinha com você! Acho que eles poderiam aprender muitas coisas na culinária, principalmente sobre matemática e ciências. Apenas entenda que tudo tem seu preço. Ao aceitar esse desafio, não crie a expectativa de que o almoço ficará pronto no horário habitual, portanto mantenha muita calma na cozinha!
Antes de tudo, permita que o seu filho seja co-responsável por todo o processo desde a preparação. Escolha uma receita com ele e façam as compras juntos. Calculem se o “leve quatro e pague três” compensa mais do que a compra por unidade. Deixe ele comparar as porcentagens nutricionais diárias nos rótulos antes de decidir qual é a melhor marca. Se for pagar em dinheiro, peça para ele verificar o troco. Se for no cartão de crédito, diga para ele confirmar se as parcelas estão corretas.
Brinque com ele para ver quem chega mais perto da melhor estimativa da somatória dos preços de todos os produtos, pois assim você estará desenvolvendo nele a percepção da ordem de grandeza dos números, algo que utilizamos muito mais no dia-a-dia do que a exatidão dos cálculos. Compare o total das compras com o preço dos jogos e brinquedos que ele possui ou quer ter para despertar a intuição do valor das coisas.
Além de um copo medidor de volume, sugiro que você compre também uma mini balança digital, aquela que custa poucas dezenas de reais, que pode medir até 500 g e que possui a sensibilidade de 0,1 g. Saiba que essa mini balança pode ser de grande utilidade na cozinha, bem como para fazer diversas experiências científicas. Por exemplo, vocês podem verificar se a quantidade de massa de farinha indicada no copo medidor corresponde de fato à medida da mini balança.
Outra investigação que vocês poderiam mensurar com a balança é: quantos gramas de sal cabem em uma colher de chá? E se fosse em uma colher de sobremesa ou de sopa? Meça também as colheres rasas. Se você decidir determinar a quantidade de sal de uma pitada de sal, sugiro que coloquem 10 pitadas para depois medir com a balança, depois dividam o resultado por 10, pois é assim que costuma ser feito para aumentar a precisão em uma casa decimal.
Quando vocês sentirem dificuldade de misturar o óleo na água, é possível pesquisarem juntos não somente a respeito da diferença entre as polaridades das substâncias, como também a diferença entre as densidades. O que pesa mais, 100 g de óleo ou 100 g de água? Não tenha pressa para responder!
Se você disse que pesam igualmente, parabéns, você não caiu na clássica pegadinha dos pesos. É verdade que 100 mL de água pesam mais que 100 mL de óleo, pois nesse caso os volumes seriam iguais. No entanto, a pergunta foi feita em gramas. Quero dizer que 100 g de uma substância vão sempre pesar o mesmo que 100 g de qualquer outra substância, exceto se estiverem sob efeitos gravitacionais diferentes.
Estudar a respeito do peso, massa, volume e densidade é algo que pode ser muito proveitoso quando estiverem na cozinha. Coloque o medidor de plástico na balança, zere a balança e coloque água. Se o seu medidor estiver correto, vocês devem descobrir que se colocarem 100 mL de água, veríamos o resultado de 100 g pela balança. Isso acontece porque a densidade da água foi convencionada como 1 g/mL. Se realizarmos o mesmo procedimento com o óleo de soja, deve-se notar que 100 mL de óleo de soja traria o resultado de cerca de 90 g na balança, ou seja, a densidade do óleo é aproximadamente 0,9 g/mL. Isso explica porque o óleo flutua sobre a água e não o contrário.
Se você não tiver um desses copos medidores de volume, não se preocupe. Sabia que é possível construir figuras geométricas para suprir essa necessidade? Por exemplo, se você dobrar uma folha de papel sulfite formando um cubo de 10 cm de lado, você obterá exatamente a medida de 1 L. Isso acontece porque o volume desse cubo é 10 cm x 10 cm x 10 cm = 1000 cm3 = 1 dc3 = 1 L. Uma outra questão sobre unidades de medida poderia ser: se cabem 10 cubos de 10 cm3 em um 1 L, então quantos mm3 caberiam em 1 L? Encare um outro desafio mais prático: invente figuras geométricas com uma folha de papel e construa o seu próprio medidor de volume!
Se vocês forem utilizar alguma receita que envolva frações de xícaras, aproveite para presentear os seus vizinhos duplicando ou triplicando a porção. Caso a multiplicação dessas frações por um número inteiro seja muito elementar para vocês, multiplique as frações por outras frações, por exemplo, por 3/2 para ter um acréscimo de 50% ou por 4/3 para acrescentar aproximadamente 33%.
Se os seus filhos forem pequenos, abra uma massa com o rolo e recortem diversas figuras geométricas diferentes. Vocês podem fazer triângulos equiláteros, isósceles e escalenos, também quadriláteros, círculos, elipses e juntar todas as figuras para formar uma obra de arte antes de ir para o forno.
Caso você não se incomode com muita bagunça na cozinha, sugiro que construam bolos esculturais e façam uso de diversas formas de chocolate. Inicie construindo as formas tridimensionais mais básicas: cubos, prismas, cilindros, pirâmides, cones e semi-esferas. O último nível seria construir castelos, carros, paisagens, personagens e animais, mas antes estude como aumentar a resistência dos materiais para fortalecer as junções e aprenda o conceito de torque para dar equilíbrio estático à sua obra, de forma que ela não tombe com facilidade.
Quando a culinária se converte em artes, geometria e ciências, abre-se uma porta para perceber que o conhecimento e a criação podem trazer tanta saciedade quanto uma iguaria gastronômica.
Domine a ansiedade quando vier o ímpeto de ir com muita sede ao pote. Independente se o seu alimento for físico ou mental, lembre-se que é necessário mastigá-lo bem antes de ingerir. Adquira o hábito de colocar sua autoconsciência acima dos seus instintos, pois há uma diferença entre comer para se satisfazer e se alimentar para se nutrir. Assim como existe uma diferença entre estudar para ir bem na prova e aprender para a vida.
Deixe que as crianças explorem as possibilidades, verifiquem suas hipóteses, aprendam com os erros e tirem suas próprias conclusões. Sempre quando for preparar suas refeições com seus filhos, mantenha muita calma na cozinha, pois o estômago pode sempre esperar, mas as oportunidades de aprendizado com os filhos passam e não voltam, pois eles crescem.
Marcio Kobayashi, São Paulo, 28/05/2023