Além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, as linguagens de programação permitem que o ser humano a se comunicar com as máquinas. Novasprofissões estão surgindo e atualmente há uma imensa falta de programadores em diversas áreas.
Neste exato momento você está interagindo com uma página de internet que foi desenvolvida a partir de códigos de programação. No entanto, nem todas as tecnologias foram criadas para promover emancipação dos sistemas e por isso é recomendável que todos adquiram o mínimo de conhecimentos básicos de programação para que não sejam enganados ou manipulados. Portanto, programe para não ser programado!
Nesse sentido, para aqueles que desejam começar a aprender a programarsugerimos duas plataformas de código aberto e que possuem essa visão educacional emancipatória: o Scratch e o Arduino.
Scratch é uma linguagem de programação em blocos que pode ser acessada pelo seu navegador e que foi criada pelo MIT para ensinar pessoas a partir dos 8 anos a programar animações e games. Para ensinar crianças a partir dos 5 anos a programar e que ainda não foram alfabetizadas, recomenda-se o Scratch Jr, que pode ser instalado gratuitamente em dispositivos móveis.
Arduino é uma plataforma de prototipagem Open Source que pode ser utilizada para o aprendizado de eletrônica, automação residencial, internet das coisas (IoT), robótica, etc. Para programar a placa controladora de arduino é necessário utilizar códigos de programação em C++, mas também é possível programar o arduino arrastando blocos usando o Tinkercad, um simulador de arduino online.
Veja como exemplo alguns de animações e games produzidos comScratchno Open Maker:
Compartilhamos a seguir uma playlist no YouTube com dezenas de vídeos contendo roteiros de atividades para praticar e que estão relacionados com programação e arduino.
Curso de Programação e Arduino GRATUITO!
Disponibilizamos gratuitamente neste site os roteiros de atividade de aproximadamente uma hora e meia cada um, destinados para o aprender fazendoprogramação de games com Scratch e aplicações de arduino para controlar LEDs e servomotores a partir de sensores.
Esses roteiros de atividades contém: objetivos, materiais utilizados, teoria, sketch com o código de programação, referências para aprofundamento de estudos, avaliação para verificação de aprendizagem e vídeo contendo detalhes para a montagem dos circuitos elétricos.
As atividades para iniciantes estão disponibilizadas a seguir e estão organizadas em ordem de complexidade como uma trilha de aprendizagem, contendo um vídeo introdutório seguido pelo roteiro da atividade.
Se você quiser ter acesso a todas asatividades, incluindo as mais avançadas de arduino, disponibilizamos gratuitamente mais de 30 roteiros nesteGoogle Drive de Programação e Arduino. Caso você queira receber uma mentoria para os seus projetos de tecnologia, entre em contato com a gente!
Veja abaixo outras páginas com conteúdos disponibilizados peloOpen Maker.